ENEM, perguntado por bellamazzo6002, 1 ano atrás

No Período Permiano, cerca de 250 milhões de anos atrás (250 m.a.a.), os continentes formavam uma única massa de terra conhecida como Pangeia. O lento e contínuo movimento das placas tectônicas resultou na separação das placas, de maneira que já no início do Período Terciário (cerca de 60 m.a.a.), diversos continentes se encontravam separados uns dos outros. Uma das consequências dessa separação foi a formação de diferentes regiões biogeográficas, chamadas biomas. Devido ao isolamento reprodutivo, as espécies em cada bioma se diferenciaram por processos evolutivos distintos, novas espécies surgiram, outras se extinguiram, resultando na atual diversidade biológica do nosso planeta. A figura ilustra a deriva dos continentes e suas posições durante um período de 250 milhões de anos. De acordo com o texto, a atual diversidade biológica do planeta é resultado A) da similaridade biológica dos biomas de diferentes continentes. B) do cruzamento entre espécies de continentes que foram separados. C) do isolamento reprodutivo das espécies resultante da separação dos continentes. D) da interação entre indivíduos de uma mesma espécie antes da separação dos continentes. E ) da taxa de extinções ter sido maior que a de especiações nos últimos 250 milhões de anos.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
52
Olá!!

A resposta correta é a letra c) do isolamento reprodutivo das espécies resultante da separação dos continentes.

Vamos ver porque as outras eram falsas:

(A) Não dá para expressar algo sobre a similaridade biológica em biomas que foram isolados em continentes totalmente distintos.
 
(B) Sabemos a variedade biológica do nosso planeta não é mais consequência do cruzamento das espécies que eram de continentes que foram divididos.

(C) Como já foi mostrado, essa é afirmativa certa. Já que quando os continentes iniciaram a separação, ocorreu então e inexistência de contato entre as espécies, fato que as deixaram isoladas no âmbito reprodutivo.

(D) É claro que existiu contato entre as espécies diferentes antes do rompimentos dos continentes, entretanto não tem como apontar essa interação.

(E) Essa taxa é algo relativo, já que as espécies tinham que se adaptar aos novos ambientes pois se não corriam o risco de serem extintas.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Respondido por guivalino1
19

Resposta:

C

Explicação:

A teoria formulada por Alfred Wegener, em 1912, diz que, no passado, os continentes formavam um só bloco, ao qual ele deu o nome de Pangeia. Quando a Pangeia começou a se dividir em direção à linha do Equador, as geleiras foram derretendo em maior quantidade, formando rios caudalosos, aumentando o volume das águas dos lagos e obrigando a megafauna a procurar terras mais altas. Quando os lagos se uniram formando mares, os animais seguiram para as terras da Pangeia, levando em seu caminho sementes e pólen. Um processo que se prolongou por milhares de anos, ocasionando a adaptação e a transformação da megafauna em espécies menores, da Jumea para a Pangeia. A especiação alopátrica responde por uma das mais significativas explicações neodarwinistas para a biodiversidade encontrada hoje, e, nesse processo, o início se dá por separação geográfica, como teria ocorrido com a Pangeia.

Perguntas interessantes