no período colonial onde a população obtinha água
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nós que vivemos no século XXI nos esquecemos, por vezes, de quão difícil podia ser a vida diária das pessoas de outras épocas. Difícil, antes de mais nada, em questões básicas de sobrevivência, como era, por exemplo, o abastecimento de água.
Na Antiguidade - todos sabemos - muitas civilizações tiveram suas origens relacionadas a um determinado rio, de onde retiravam a água necessária à vida e com a qual também irrigavam os campos. Servia o rio, naturalmente, como via de transporte, quando as estradas eram praticamente inexistentes. Não que fosse impossível haver civilização sem um grande rio, mas, nesse caso, adaptações importantes eram necessárias, o que podia significar, talvez, a domesticação de animais que sobrevivem longo tempo com pouca água: camelos!
É verdade que algumas civilizações, como é o caso dos romanos, mas não exclusivamente, chegaram a desenvolver sistemas altamente complexos para trazer água, mesmo de longe, a fim de assegurar um suprimento contínuo e de boa qualidade. Entretanto, em caso de guerra, a maioria das cidades do passado preferia que sua fonte de água estivesse dentro dos muros, o que significa garantir o abastecimento interno, em caso de sítio, dificultando, por outro lado, a vida dos inimigos invasores.