"NO PASSADO, A COSTA RICA JA FOI CONHECIDA COMO UMA 'REPUBLICA DE BANANAS'. ERA UMA REFERÊNCIA AO SEU PRINCIPAL PRODUTO DE EXPORTAÇÃO. [...] DESDE 1996, QUANDO FOI ESCOLHIDA PARA SEDIAR UMA DAS FÁBRICAS DA INTEL, O MAIOR PRODUTOR MUNDIAL DE CHIPS PARA COMPUTADORES, A COSTA RICA GANHOU UM NOVO APELIDO: 'REPUBLICA DO SILÍCIO'. TRATA-SE DE UMA ALUSÃO À MATÉRIA-PRIMA UTILIZADA NA PRODUÇÃO DE CHIPS, OS MICROPROCESSADORES QUE SÃO OS CEREBROS DOS COMPUTADORES. A CONSTRUÇÃO DA FÁBRICA MUDOU O PERFIL ECONÔMICO DA COSTA RICA, DE PAÍS AGRÍCOLA PARA INDUSTRIAL. [...] A PRODUÇÃO É EXPORTADA A FABRICANTES DE COMPUTADORES, SOBRETUDO NA ÁSIA. ATUALMENTE, CERCA DE 85% DOS COMPUTADORES PESSOAIS DO PLANETA ACOMODAM UM PROCESSADOR INTEL EM SUAS ENTRANHAS. A OPÇÃO DA INTEL PELA COSTA RICA NÃO FOI AO ACASO. O PAÍS É PEQUENO DO TAMANHO DO RIO GRANDE DO NORTE, MAIS TEM UMA DEMOCRACIA ESTÁVEL E MÃO-DE OBRA BARATA. [...]" NO TESTO, AS MUDANÇAS ECONÔMICAS OCORRIDAS NA COSTA RICA REPRESENTAM UM ASPECTO IMPORTANTE DA INTENSIFICAÇÃO DA NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, QUE ASSOCIA ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
122
A Costa Rica evidentemente passou por um processo de alteração na Divisão do Trabalho e nos processos produtivos. Isso porque ocorreu uma maior integração de tecnologias na região, fazendo com que o país deixasse de ser agrícola e se transformasse em potência industrial.
Além disso, nota-se que a presença de mão de obra barata funciona como verdadeiro atrativo para empresas, que buscam incentivos fiscais, baixa especulação imobiliária, além de mão de obra mais barata.
Heather01123:
vlw :)
Respondido por
173
Resposta:
a ampliação dos lucros a partir do processo de transnacionalização.
Explicação:
Perguntas interessantes