“No mundo, as infecções por parasitas são comuns nos trópicos e subtrópicos com uma prevalência maior em áreas rurais pobres. Ancilostomíase é classificada com uma parasitose intestinal causada por parasitas nematoides... As manifestações clínicas mais importante implicam e estão correlacionadas com as quatro fases da infecção por ancilóstomo: Penetração dérmica pela larva, passagem transpulmonar, sistomas gatrointestinais agudos e disfunção nutricional crônica... Comprometimento nutricional crônico: O principal impacto da infecção por ancilóstomo está no estado nutricional. Isto é particularmente importante em áreas endêmicas onde crianças e mulheres grávidas podem ter acesso limitado à nutrição adequada. Estudos mostram que a infecção por ancilostomídeos maternos está associada ao baixo peso ao nascer”.
A ancilostomíase é uma doença causada por vermes nematoides. Sua forma de transmissão, desenvolvimento no organismo do ser humano e sua forma de nutrição, afetam a saúde do hospedeiro, implicando diretamente em seu estado nutricional. Com base no que foi exposto, responda:
a) Cite quais as características do ancilostomídeos quanto a sua estrutura?
b) Cite quais as principais espécies de ancilostomídeos são encontradas no Brasil? Cite os aspectos clínicos da ancilostomíase e explique como estes afetam o estado nutricional do paciente.
c) Cite e explique como pode ser classificado o ciclo de vida dos ancilostomídeos? Explique como ocorre a infecção pelo parasito?
Soluções para a tarefa
Considerando os aspectos gerais da ancilostomíase, podemos responder cada item da pergunta das seguintes maneiras: a) as características dos ancilostomídeos são corpo cilíndrico, dentes e dimorfismo sexual; b) as principais espécies presentes no Brasil são A. duodenale e A. americanus. Sendo os aspectos clínicos anemia, dor abdominal e exantema; c) o ciclo e vida pode ser classificado em parte fora do hospedeiro e parte dentro do hospedeiro, sendo a infecção iniciada com a entrada da larva e migração para os diferentes órgãos do hospedeiro.
Ancilostomíase
A ancilostomíase consiste na doença causada por parasitoses desencadeadas pelos helmintos do gênero Ancylostoma sp., sendo que no Brasil as principais espécies são: A. duodenale e A. americanus.
Esses vermes pertencem ao grupo dos nematóides, por apresentarem corpo cilíndrico; apresentam estruturas de fixação no hospedeiros chamadas de dentes e são seres com dimorfismo sexual entre machos e fêmeas.
É uma das principais causas de anemia em regiões onde estão presentes, já que o parasita de adere a parede do intestino e se nutre de componentes sanguíneos do hospedeiro. Entre os sintomas presentes na sua infecção estão: erupções no local de entrada da larva, dor abdominal e falta de nutrientes no sangue.
O ciclo se inicia quando ovos eclodem no ambiente e emergem larvas rabditioformes. As larvas penetram na pele de seus hospedeiros e são carregadas pela corrente sanguínea até o coração e o pulmão. No pulmão, sofrem tentativa de expulsão pelo corpo através da tosse, mas voltam a ser deglutidas. Nesse processo, acabam migrando para o intestino delgado e amadurecem para a fase adulta. Os ovos são liberados na fezes, fechando o ciclo.
Para conhecer mais sobre a ancilostomíase, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/6273917
#SPJ1