“No mês passado, quando eu perguntei o que era uma borboleta, minhas amigas trouxeram muitas para mim. Colocaram as borboletas nas minhas mãos, fizeram com que eu sentisse suas asas delicadas e depois me ajudaram a soltá-las... E eu sei que elas voaram para bem longe, felizes e livres”. (SECCO, 2005, p.11)
Fonte: SECCO, Patrícia Engel. A felicidade das borboletas. São Paulo. Melhoramentos, 2005.
A frase da personagem Marcela, da obra de Patrícia Secco, traz um relato de quando a experiência lhe permitiu conhecer as borboletas.
Com base no texto, analise as afirmativas:
I- Para uma criança cega, as experiências táteis são fundamentais, pois, contribuem para os processos de ensino e aprendizagem.
I- As interações sociais contribuem para o desenvolvimento das crianças.
II- A personagem é cega e demonstra conhecer e visualizar o mundo por meio do tato.
O auxílio deve ser evitado, pois compromete a autonomia das crianças cegas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
77
Alternativa C - Porque uma criança cega precisa de conversas e interações para aprender e ter explicação de determinadas situações. Um dos mais importantes meios para o conhecimento e o seu enxergar do mundo sobre uma criança cega é por meio do tato.
Respondido por
88
I, II e III estão corretas.
Bem, traçando um paralelo entre a história e a educação inclusiva, vemos que Marcela consegue visualizar o mundo a partir do tato, e, em um contexto escolar é importante que ela tenha auxílio dentro do processo de aprendizagem.
Por isso, faz necessária a prática da educação inclusiva, onde profissionais capacitados irão auxiliar no processo de educação e cuidado dos alunos com necessidades especiais.
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás