“No mar, tanta tormenta e tanto dano, Tantas vezes a morte apercebida; Na terra, tanta guerra, tanto engano, Tanta necessidade aborrecida! Onde pode acolher-se um fraco humano, Onde terá segurança a curta vida, Que não se arme e se indigne o céu sereno Contra um bicho da terra tão pequeno?” *
Nesta estrofe, Camões:
A) Classifica o homem como um bicho da terra, dada a sua agressividade.
B) Lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
C ) Exalta a coragem dos homens que enfrentam os perigos do mar e da terra.
D) Propõe uma explicação a respeito do destino do homem.
E) Considera quanto o homem deve confiar na providência divina que o ampara nos riscos e adversidades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B
Explicação:
B) Lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida
Na estrofe apresentada, Camões faz o que está colocado na letra B) Lamenta a condição humana ante os perigos, sofrimentos e incertezas da vida.
No trecho apresentado no enunciado, é possível perceber um certo pessimismo de Camões, onde este reflete de maneira melancólica sobre a insegurança da vida humana, indicando que a mesma é muito frágil, e que pode terminar com muita facilidade. Há um inconformismo por parte dele frente à essa questão.
Luís de Camões foi um grande autor português, considerado como um dos maiores autores do século XVI e da história da literatura lusitana. O mesmo nasceu em uma família da nobreza, na cidade de Lisboa, capital portuguesa. Ele escreveu sobre diversos gêneros, sendo alguns deles o épico, lírico e o dramático.
Veja mais sobre Luís de Camões em:
https://brainly.com.br/tarefa/31610414