No livro Tecnologia do Ensino (1968), Skinner, teórico da abordagem conhecida como Comportamentalismo, desenvolveu o que chamou de “máquinas de aprendizagem”. Sobre esse tema, analise as afirmações:
Preconizava a organização de material didático, de maneira que o aluno pudesse utilizá-lo sozinho, recebendo estímulos à medida que avançasse no conhecimento.
A maioria dos estímulos oferecidos pela máquina se baseava na satisfação, por parte do aluno, de dar respostas corretas aos exercícios propostos.
A ideia era de que o professor se ocupasse das questões factuais e deixasse para a máquina de aprendizagem a tarefa de ensinar o aluno a pensar.
Skinner considerava o sistema escolar um fracasso, por se baseado na presença obrigatória, sob pena de punição. Ele defendia que fossem dadas aos alunos "razões positivas" para estudar.
Para Skinner, o ensino deve ser planejado de forma a levar o aluno a manifestar comportamentos progressivamente próximos do objetivo final, sem que para isso precise cometer erros.
São verdadeiras:
I, II, IV e V.
II, III, IV e IV.
Todas são verdadeiras.
I, III, IV e V.
I, II, III e V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Todas são verdadeiras.
De acordo com Skinner, criador da Psicologia Behaviorista e do conceito de "máquinas de aprendizagem", seu principal objetivo estaria relacionado ao desenvolvimento dos alunos com base em estímulos criados pelos educadores.
Diante disso, os educadores seriam reconhecidos como mediadores e tratariam apenas de dados factuais, ao passo que as "máquinas de aprendizagem" seriam as responsáveis por questões mais complexas em relação ao ensino.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Física,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás