No livro Produção Textual I (2013), Valéria A. Maceis ressalta cinco fatores pragmáticos de textualidade: a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intextextualidade. Com ênfase nessa teoria, analise as seguintes situações de entrevistas de trabalho:
ENTREVISTA 1
Entrevistador - Quais seriam seus pontos fracos?
Candidato - Ah, é o joelho. Até tive de parar de jogar futebol.
ENTREVISTA 2
Entrevistador - Então, você está construindo um networking?
Candidato - Veja bem, eu não sou engenheiro, sou administrador.
ENTREVISTA 3
Entrevistador - Em sua opinião, quais seriam os atributos de um bom líder?
Candidato - Ah, são várias coisas. Mas a principal é ter liderança.
Considerando os enunciados acima, correlacione-os à teoria mencionada e assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
As respostas das entrevistas 1 e 3 mostram que a intenção comunicativa dos entrevistadores não foi atingida. Logo, o fator intencionalidade foi infringido em ambos os casos.
A resposta da entrevista 2 mostra que a intenção comunicativa do entrevistador não foi atingida, bem como a resposta da primeira entrevista. Logo, o fator situacionalidade foi infringido nos dois casos. Quanto à resposta da entrevista 3, podemos dizer que é aceitável.
A resposta na entrevista 3 é circular, em relação à pergunta, ou seja, não traz informações novas à conversa. Desse modo, o fator pragmático infringido foi o da intextextualidade.
As respostas das entrevistas 1 e 2 mostram que a intenção comunicativa dos entrevistadores não foi atingida, bem como a resposta da terceira entrevista. Porém, os fatores infringidos são diferentes: na primeira entrevista, o fator da intencionalidade é infringido; na segunda, o da situacionalidade; na terceira, a aceitabilidade.
As respostas das entrevistas 1 e 2 mostram que a intenção comunicativa dos entrevistadores não foi atingida, bem como a resposta da terceira entrevista. Porém, os fatores infringidos são diferentes: nas duas
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa 4 está correta!
Pg. 58 do livro, a parte sobre informatividade deixa claro a resposta...
Perguntas interessantes