No livro Portos de passagem (1997), João Wanderley Geraldi defende que a produção textual seja o ponto de partida e o de chegada para todo o processo de ensino aprendizagem, tendo em vista que a leitura preparatória da escrita é decorrente de um texto e o posicionamento do leitor sobre tal leitura passa da oralidade para uma produção textual que encerra os trabalhos. Para um ensino dessa natureza, faz-se necessário que a prática de redação seja substituída pela noção de produção textual. Esta desenvolve-se a partir de 5 passos/elementos seguintes. Relacione-os às explicações que os sucedem:
1 Ter o que dizer.
2 Ter razões para dizer o que se tem a dizer.
3 Ter para quem dizer o que se tem a dizer.
4 O locutor constituir-se como tal, assumindo-se como sujeito do que diz e para quem diz, ele toma a palavra e um posicionamento.
5 Selecionar o modo mais adequado para se proceder os passos anteriores.
( ) Essa fase ocorre a partir das múltiplas seleções feitas pelo aluno enquanto autor, quais sejam: gênero textual, níveis da linguagem, vocabulário, canal etc.
( ) Para redigir uma redação, esse passo não existia, ou existia, unicamente, para a obtenção de nota. Na produção textual, embora a nota faça parte dos trabalhos, os motivos para o dispêndio de tempo para escrever um texto são estendidos, entre eles: ensinar, convidar, divertir, persuadir, comunicar etc. Há a necessidade de motivação interna para dar consistência a esse elemento.
( ) Para que esse item do processo aconteça, é necessário que o professor crie uma relação interlocutiva real, ou seja, ele precisa providenciar um leitor para o texto de seu aluno, que não seja ele próprio. Assim, pais, vizinhos e comerciantes podem integrar o processo.
( ) Na produção textual, esse elemento possui muita importância, porque é um saber que a escola não detém em específico - mesmo que possa ter noções, enquanto que, na prática da redação, não se esperam novidades por parte do aluno. Na produção textual, a partir da palavra dada ao aluno, espera-se que o professor escolha temas para discussão, entrelaçados a diversas disciplinas, concretizando, então, a partir dos exemplos particulares, os saberes escolares. Desse modo, tais saberes ficam alicerçados, porque são reais para os alunos.
( ) Essa fase ocorre quando o aluno articula um ponto de vista sobre o mundo que, vinculado a uma certa formação discursiva, não é decorrência mecânica, mas uma resposta ao contexto. Assim, nessa fase, o aluno compromete-se por meio de sua palavra e de sua articulação individual.
A sequência da associação correta é:
ALTERNATIVAS
5, 3, 2, 1, 4
5, 2, 4, 3, 1
3, 4, 5, 1, 2
4, 2, 3, 1, 5
5, 2, 3, 1, 4
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
alternativa E é a correta
Respondido por
7
essa afirmativa 5 , 2 , 3 , 1 , 4
luisconstaninof:
concordo ( E )
Perguntas interessantes