No livro Os argonautas do pacífico ocidental, Malinowski procura mostrar como deveria ser feita a pesquisa. Para que os dados não sejam manipulados, as condições em que a pesquisa é feita devem ser minuciosamente descritas, a fim de resultar numa etnografia perfeita.
Soluções para a tarefa
O livro Os Argonautas do Pacífico Ocidental (1922) do antropólogo polonês Bronisław Malinowski (1884-1942) foi o resultado do seu trabalho de pesquisa de campo entre 1914 e 1918 nas Ilhas Trobriand, Papua Nova Guiné.
O livro mostra a vida nas aldeias trobriandesas e e descreve o kula - um sistema de trocas que regulava ritualisticamente as instituições funcionamento da vida social no arquipélago em que viviam as tribos de trobriandeses.
A etnografia e a observação participante
O livro é considerado precursor da etnografia baseada em um longo convívio com os nativos, tendo o antropólogo ficado aproximadamente quatro anos convivendo com estes.
A maneira como Malinowski se instalou entre os nativos e conviveu com eles ficou conhecida como observação participante, uma postura metodológica que virou cânone para o desenvolvimento da antropologia como a conhecemos hoje.
Para o antropólogo, era preciso vencer a superficialidade das análise interculturais sobre o outro com a proximidade e o tempo. O pesquisador deveria vencer a barreira da incomprensão sobre o outro
- convivendo com os nativos
- aprendendo sua língua
- aprendendo os mitos
- mantendo o contato com a vida cotidiana
Apenas nessas condições de pesquisa o antropólogo conseguiria extrair perceber os "imponderáveis da vida real" que conduzem os significado, valores, percepções, enfim, a cultura de um povo.
Saiba mais sobre Bronisław Malinowski em:
https://brainly.com.br/tarefa/23691494
#SPJ1