Pedagogia, perguntado por Pegograciane, 1 ano atrás

No livro O signo, Umberto Eco (1985, p. 22) afirma: “ a invasão dos signos não é apenas típica de uma civilização industrial citadina onde impera todo um sistema complexo de sons e sinais”. Pelo contrário, o “Homo Sapiens” teria vivido também num universo de signos indiciais: nuvens (signos para o tempo), folhas (podem me permitir inferir sobre as estações), sulcos na terra (indicam-me as conveniências para o cultivo), movimento do sol (horário). Os fenômenos naturais, em si, não dizem nada. “Dizem” à medida que o homem aprende a lê-los. Aquela sociedade não poderia sobreviver se não tivesse elaborado os próprios sistemas de interpretação dos dados materiais (que, através da interpretação, tornam-se dados culturais). Da pedra ao desenho da pedra. Daí toda uma ordenação simbólica que fatalmente levou à escrita.”
 
Por sua vez, Santaella, no livro O que é Semiótica, com base em Peirce, diz que “ Signo é qualquer coisa que faz referência à outra coisa ou ideia.”
 
Com base nas ideias acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Os signos são determinados com base no conhecimento de uma língua; ou seja, é preciso haver sons e significados para que possa haver significação e interpretação
b. Os signos indiciais são importantes para o domínio da natureza ao passo que os signos culturais, que demandam interpretação, são importantes para o homem da cidade.
c. Os signos indiciais são importantes mas não são suficientes para dar conta da complexa rede de signos existente na escrita, pois o conhecimento desta implica escolarização (ou seja, o domínio de signos por meio de outros signos).
d. Para haver comunicação, todo signo se relaciona com alguma coisa (seu objeto) e precisa ser interpretado (seu interpretante).

Soluções para a tarefa

Respondido por MikuMiku
7
Resposta D
Para haver comunicação todo signo se relaciona com alguma coisa (seu objeto) e precisa ser interpretado (seu interpretante)
Respondido por jacobcomunicacao
0

Resposta:

a resposta D esta correta

Explicação:

Perguntas interessantes