Português, perguntado por marcotuliocosta, 1 ano atrás

NO LIVRO O POETA QUE FINGIA : ``Tudo aconteceu quando o padrinho recebeu uma boa oferta de emprego no Brasil.´´

A) Quem ofereceu emprego a Manuel Rosado e para fazer o quê?

B) Como reagiu Pedro de Alcântara ao saber da partida do cunhado?

Soluções para a tarefa

Respondido por cartoleirodomingues
10

Sobre o livro

Em O poeta que fingia vamos conhecer Fernando Pessoa, um jovem calado que mora com a tia em Lisboa, escreve poesias e tem poucos amigos. E João Fernando, um menino órfão de mãe e muito solitário, que ama ler poesias.

A história começa contando a infância de Fernando Pessoa e a ida de sua família à África. Após anos, Fernando Pessoa vai passar as férias em Lisboa e decide ficar morando na casa de sua tia. Pessoa trabalha traduzindo textos em inglês e nas horas vagas vai a um botequim escrever suas poesias.

Em outra parte de Lisboa temos João Fernando, um menino carente, apaixonado por livros. Sua mãe, Dona Mariana, era muito dedicada. Lavava roupas para fora, já que seu pai Pedro de Alcântara não trabalhava. Ele preferia a companhia dos bêbados nos bares onde parava para tomar sua cachaça. João Fernando contava com alguém que ajudava muito a família: O tio Manoel Rosado. Quando este parte para trabalhar no Brasil e Dona Mariana morre, vitima de um derrame, seu pai o obriga a sair da escola e a trabalhar.

Então João Fernando começa a trabalhar no restaurante Martinho da arcada, do Senhor Pereira. E é lá que conhece Fernando Pessoa. Uma amizade nasce entre os dois. Em meio a passeios após o expediente, eles conversam sobre poesias. Fernando Pessoa apresentará seus poemas e as primeiras poesias escritas pelos seus três principais heterônimos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, primeiramente ao João Fernando.  

João Fernando frequentará junto com Fernando Pessoa a primeira reunião para a publicação da revista Orpheu. Fará muitos amigos, os quais o ajudarão a se livrar de um pai abusivo e a realizar o sonho de morar no Brasil com o Tio Manoel Rosado.

Perguntas interessantes