No livro "Defesa de Sócrates" de Platão, que estudamos em sala, há um capítulo intitulado "Ciência e Missão de Sócrates". Neste capítulo há algo muito importante que podemos obervar na vida de Sócrates que é o fato de que certas crenças (fé) não são incompatíveis com a atividade filosófica, que se caracteriza pelo estado de dúvida constante. Sendo assim, quais elementos-conceitos-ideias presentes neste capítulo podemos selecionar para confirmar esta afirmação? Escreva-os em sua resposta. *
Soluções para a tarefa
O capítulo intitulado "Ciência e Missão de Sócrates", Sócrates fala sobre uma consulta ao oráculo: "Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o deus? Que sentido oculto pôs na resposta? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele, então, significar declarando-me o mais sábio? Naturalmente, não está mentindo, porque isto lhe é impossível”
Ora, bem se vê que Sócrates não desacreditava no deus em si, mas questionava a veracidade da sua fala, quando afirmou ser Sócrates, o mais sábio dos homens.
Era pois, a própria dúvida, o questionamento sobre sabedoria, que o tornava o mais sábio: “Mais sábio do que esse homem eu sou, é bem provável que nenhum de nós saiba nada de bom, mas ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um nadinha mais sábio que ele exatamente em não supor que saiba o que não sei”
Bons estudos!