No limite do cômico, aqueles que apelam para a explicação de colônias de povoamento e exploração parecem dizer que, caso um colono em Boston no século XVII encontrasse um monte de ouro no quintal, diria: ‘não vou pegar este ouro porque sou um colono de povoamento, não de exploração; vim aqui para trabalhar e não para ficar rico e voltar.’ Quando os norte-americanos encontraram, enfim, ouro na Califórnia e no Alasca, o comportamento dos puritanos não ficou muito distante do dos católicos das Minas Gerais. A cobiça, o arrivismo e a violência não parecem muito dependentes da religião ou da suposta ‘raça’. 1. Segundo os autores, há uma distinção entre colônias de povoamento e de exploração? Em que trecho do texto isso pode ser notado? Explique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Não. Nota-se que tanto nas colônias de exploração quanto nas colônias de povoamento pode-se observar evidente presença de atividades voltadas para satisfação de interesses econômicos individuais, como ocorre por exemplo, por intermédio das atividades exploratórias.
Isso pode ser notado no seguinte trecho: "Quando os norte-americanos encontraram, enfim, ouro na Califórnia e no Alasca, o comportamento dos puritanos não ficou muito distante do dos católicos das Minas Gerais".
Perguntas interessantes
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás