ENEM, perguntado por nattcorreia7318, 1 ano atrás

Ser interrogado por amadores com os dedos no gatilho em busca de contrarrevolucionários nunca é uma experiência relaxante. Confesso que estava nervoso quando (...) mandaram-me caminhar pela estrada escura de volta à fronteira da França com a arma do miliciano apontada para as minhas costas. Assim, meu rápido contato com a Guerra Civil Espanhola terminou com a minha expulsão da República espanhola. (Eric Hobsbawm, "Tempos interessantes") Para alguns historiadores, é possível considerar a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) um laboratório da Segunda Guerra Mundial, isto porque a) a Alemanha e a Itália optaram por não estabelecer qualquer nível de interferência na guerra espanhola, considerando que se tratava de uma questão interna dos espanhóis. b) as mesmas forças político-ideológicas - o fascismo e o antifascismo - que se confrontaram na Espanha durante a Guerra Civil estiveram em conflito na Segunda Guerra. c) esse conflito foi solucionado com a intervenção direta da Inglaterra e da França, que obtiveram o compromisso das forças beligerantes de respeitar os acordos de paz. d) a imponente vitória militar das forças republicanas nessa guerra civil permitiu que a Espanha tivesse participação decisiva na Segunda Guerra, ao lado das forças aliadas. e) a vitória das forças progressistas espanholas gerou o descrédito da Liga das Nações, incentivando atos de rebeldia, como a invasão da Manchúria pelo Japão.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
11

Letra b.

A letra b é a correta porque de fato, no período da Segunda Guerra observou-se um processo de confronto entre o fascismo e o antifascismo. Nota-se ainda que o antifascismo foi o vencedor de tal embate.

Isso porque os desejos de Hitler, voltados para a criação de um estado e unidade alemã, voltado apenas para alemães, não foi efetivada. Assim, nota-se que países que estiveram em confronto com Hitler foram os vencedores.

Perguntas interessantes