no lan'amento dde uma moedda no ar inddique acontecimento certo e acontecimento impossivel e probabilidade dde ser coroa
Soluções para a tarefa
=> ACONTECIMENTO CERTO
Pequena nota teórica:
Evento que ACONTECE SEMPRE como resultado da experiencia aleatória e que é SEMPRE coincidente com TODO o conjunto do espaço amostral …independentemente do número de vezes que a experiência seja repetida!
…por outras palavras estamos a falar de todas as situações em que a Probabilidade seja igual a 1 (100%) ..ou simbolicamente P(x) = 1
Exemplos da nota teórica:
..Retirar um lápis de uma caixa que só contem lápis
..Retirar uma peça defeituosa de uma caixa que só contém peças defeituosas
Exemplo deste caso:
Neste caso temos no espaço amostral dois eventos perfeitamente distintos e equiprováveis (Cara , Coroa) ..pelo que o único ACONTECIMENTO CERTO (aquele cuja probabilidade seja igual a 1) será:
A probabilidade de saída de QUALQUER DAS FACES da moeda
..porque (P) seria dada por P = (1/2) + (1/2) = 2/2 = 1
=> ACONTECIMENTO IMPOSSÍVEL
Pequena nota teórica:
Evento que NUNCA ACONTECE como resultado da experiencia aleatória …independentemente do número de vezes que a experiência seja repetida!
…Por definição é o oposto da situação anterior …ou seja são as situações em que a probabilidade seja igual a ZERO (ou um conjunto vazio) …simbolicamente P = 0 …ou P = ∅
Exemplos da nota teórica:
..Retirar uma borracha de uma caixa que só contem lápis
..Retirar uma peça boa de uma caixa que só contém peças defeituosas
Exemplo deste caso:
Neste caso temos no espaço amostral dois eventos perfeitamente distintos e equiprováveis (Cara , Coroa) ..pelo que um ACONTECIMENTO IMPOSSÍVEL (aquele cuja probabilidade seja igual a 0) será:
A probabilidade de NÃO SAIR FACE CARA OU FACE COROA
….como vimos no exemplo anterior a (P) de sair qualquer das 2 faces (Cara ou Coroa) é igual a 1 …logo a probabilidade de NÃO SAIR NENHUMA dessas 2 faces será a probabilidade complementar ..ou seja P = 1 – 1 = 0
=> A PROBABILIDADE DE SER COROA
Como já referi acima no lançamento de uma moeda (não viciada) todos os resultados de uma experiencia aleatória são equiprováveis …ou seja todos os elementos do espaço amostral tem a MESMA PROBABILIDADE DE OCORREREM
…Por outras palavras como a probabilidade total é igual a 1 …então a probabilidade de ocorrer qualquer elemento do espaço amostral numa experiencia aleatória será dada por P = 1/n
…sendo “n” o número de elementos do espaço amostral
como neste caso n = 2 (Cara, Coroa) então a probabilidade (P) de sair “Coroa” será dada por:
P = 1/n
P = 1/2 ...ou 0,5 ...ou ainda 50%
Espero ter ajudado