Física, perguntado por Sunshineee, 11 meses atrás

No interior de um vagão hermeticamente fechado que se move horizontalmente em trajetória retilínea com velocidade 4,0 m/s em relação ao solo, uma pessoa arremessa uma pequena esfera verticalmente para cima, com velocidade 3,0 m/s em relação ao vagão.

Desprezando o atrito com o ar, os módulos das velocidades da esfera, em relação ao solo, no ponto mais alto de sua trajetória e no instante em que retorna à mão da pessoa são, respectivamente,

(A) 4,0 m/s e 3,0 m/s.

(B) zero e 5,0 m/s.

(C) 4,0 m/s e 5,0 m/s.

(D) zero e 3,0 m/s.

(E) 5,0 m/s e zero.

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaravieiraj
40

Os módulos das velocidades da esfera, em relação ao solo e no instante em que retorna à mão da pessoa , são respectivamente: (A) 4,0 m/s e 3,0 m/s.

Observe que quando a bolinha foi lançada pra cima pela pessoa que estava dentro de um vagão em movimento, a velocidade dela (bolinha) em relação ao solo será idêntica a velocidade do vagão, então essa velocidade será 4m/s.

Quando desprezamos a resistência do ar ao lançar um objeto para cima com velocidade x, podemos dizer que o objeto retornará ao solo com a mesma velocidade x. Assim, como a bolinha foi jogada com 3m/s, elá retornará ao solo com 3m/s.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/15598864#readmore

Anexos:
Respondido por fepincinato
59

Resposta:

4,0 m/s e 5 m/s - respectivamente.

Explicação:

Em relação ao vagão, a bolinha no ponto mais alto tem velocidade=0 porque ela para na altura máxima e ai começa a cair em queda livre, porem pergunta em relação ao solo e como ela esta dentro do vagão que anda a 4 m/s, está é a velocidade dela; já com relação ao momento em que atinge a mão da pessoa, se trata de soma vetorial perpendiculares entre si- basta somar os vetores da velocidade 3 m/s com o de 4 m/s, pela regra das somas vetoriais perpendiculares basta usar a formula matemática de pitágoras, assim resulta em 5 m/s.

Perguntas interessantes