Português, perguntado por sonianef7p5jxo7, 1 ano atrás

No início dos anos de 1970 Edmar Barra usou o termo Belíndia para falar da desigualdade social no Brasil. Segundo ele havia uma pequena parcela da sociedade brasileira que possuía grande poder aquisitivo, comparada com a Bélgica, enquanto a grande maioria era pobre, esta era a Índia brasileira. Para atividade a ser desenvolvida peço-lhe que reflita sobre algumas questões que seguem e estão em conformidade com as ideias do fragmento do texto acima. Destacando que esse cenário ainda permanece na estratificação social da Sociedade brasileira. 1- Por que o Brasil é um país de contrastes? 2- O que provoca a diferença social? 3- Qual é a classe social que tem maior acesso aos jornais, bibliotecas, teatros, viagens, etc? E a Internet? 4- O Estado brasileiro tem procurado mudar esta situação de desigualdade, investindo em serviços públicos como educação, saúde e moradia? 5-O modelo econômico adotado e o sistema educacional atendem com qualidade a maioria da população? Por quê? Em seguida faça um pequeno texto que contenha suas reflexões e responda às questões apresentadas. Dê um título ao texto que elaborar.


sonianef7p5jxo7: ajudem pf

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
3
Olá, tudo bem? Vamos responder a cada alternativa por vez, de forma que você possa construir suas reflexões pessoais ao final, como pede a questão:

1 - Os contrastes e desigualdades característicos do Brasil devem-se à grande diferença econômica de suas classes sociais, em conjunto com o acúmulo de riquezas proporcionado às elites.

2 - Em grande parte, a diferença social se dá pela legislação desigual de impostos no Brasil, juntamente com a corrupção disseminada.

3 - Em ambos os casos, é a classe média-alta.

4 - Sim, principalmente depois da ascensão de governos de esquerda.

5 - O modelo econômico é, em grande parte, liberal, o que muitas vezes cria um descompasso em relação à gastos em saúde e educação
Perguntas interessantes