"[...] No início do século XIX, a Inglaterra vivia um período de mudanças drásticas - às vezes, dilacerantes - à medida que os avanços tecnológicos dos cem anos anteriores eram incorporados à economia da nação, com resultados explosivos. A Grã-Bretanha industrial estava em marcha, com sua quietude rural rompida pelo barulho das novas fábricas, [...] sua paisagem cruzada pelos canais, túneis e imensas pontes. As chaminés lançavam fumaça aos céus; em torno delas, amontoavam-se novas vilas e cidades, formigantes de membros de uma nova classe trabalhadora industrial. [...] Na metade do século, o domínio com ercial britânico estaria estabelecido, com seus bens manufaturados presentes em toda a Europa, nas Américas e em seu novo e crescente império. Junto com os triunfos, viríam as atribulações. A mais próspera sociedade que o mundo jamais vira seria construída sobre o sofrimento de homens, mulheres e crianças que trabalhavam um número estarrecedor de horas em condições indescritíveis, viviam amontoados em porões e cortiços imundos e insalubres e passavam fome durante periódicas recessões."
É possível citar como exemplos das consequências do desenvolvimento tecnológico ocorrido na Europa durante o século XIX a maior exploração dos trabalhadores e
a) as tentativas sucessivas do movimento operário socialista europeu de tomar o poder em seus respectivos países e assim libertar as possessões coloniais europeias da América e da África.
b) a posterior conquista da ampliação dos direitos trabalhistas pelo movimento operário europeu, bem como a consolidação das economias latino-americanas como exportadoras de matéria-prima.
c) a progressiva perda de direitos trabalhistas dos camponeses e dos operários europeus, que, após promoverem várias insurreições nos meios rurais e urbanos da Europa, foram deportados para a América.
d) as numerosas tentativas do movimento operário anarquista de tomar o poder na Europa e na América com o objetivo de promover uma revolução comunista mundial, tendo como sede do poder a União Soviética.
e) a conquista da ampliação dos direitos trabalhistas pelo movimento operário anarquista europeu, além da perda dos direitos trabalhistas nos países latino-americanos, adquiridos durante os seus respectivos processos de independência.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Olá,
Resposta letra "B"
Resposta letra "B"
Após o intenso processo de industrialização, os trabalhadores lutaram para conquistar seus direitos. Eles não aceitaram pacificamente as péssimas condições de trabalho nas fabricas.
Eles começaram a lutar por melhorias nas
condições de trabalho e melhoria de suas vidas.
Depois de décadas de lutas e após a morte de vários
trabalhadores, os governos dos países industrializados criaram as primeiras
leis trabalhistas. No XIX e inicio do século XX eles conquistaram vários
direitos, como: limite do trabalho
infantil, proibição de trabalho infantil e feminino nas minas, jornada de 10
horas e vários outros direitos.
Perguntas interessantes