História, perguntado por gesciicasantos, 1 ano atrás

No inicio do sec XX,a capital da Republica conheceu um processo de reformas e politicas de saúde pública. Nesse contexto,como explicar a Revolta da vacina,que eclodiu na cidade em 1904?

Soluções para a tarefa

Respondido por delayofgame2009
639
A população mais pobre sofria com o "bota-abaixo" que destruiu diversos cortiços e desabrigou boa parte da população. Oswaldo Cruz e a instituição da vacina obrigatória fez com que as pessoas mais desinformadas ficassem com medo e indignadas, assim a revolta eclodiu em 1904, como uma forma de retirar essa medida estatal.

Espero ter ajudado, bons estudos querida!!!!

gesciicasantos: Muito obrigada,ajudou bastante
Respondido por marigiorgiani
50

A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina anti-varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904.

Decidido a reurbanizar e sanear a cidade, Rodrigues Alves nomeou o engenheiro Pereira Passos para prefeito e o médico Oswaldo Cruz para Diretor da Saúde Pública.

Com isso, iniciou a construção de grandes obras públicas, o alargamento das ruas e avenidas e o combate às doenças.

A reurbanização do Rio de Janeiro, no entanto, sacrificou as camadas mais pobres da cidade, que foram desalojadas, pois tiveram seus casebres e cortiços demolidos.

Numa sociedade onde as pessoas se vestiam cobrindo todo o corpo, mostrar os seus braços para tomar a vacina foi visto como "imoral".

Assim, a insatisfação da população contra o governo foi generalizada, desencadeando "A Revolta da Vacina".

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18702147

Anexos:
Perguntas interessantes