No início do ano de 2016, todos os alunos da Educação Infantil da escola "Balão Azul" realizaram uma avaliação diagnóstica para que suas professoras conhecessem as suas competências numéricas e, a partir dessa avaliação, fizessem o planejamento de trabalho com a sua turma. Sobre cada aluno, as professoras fizeram um registro escrito respondendo às seguintes perguntas:
a) "Recita corretamente" a sequência dos "nomes" dos números? Até quanto?
b) É capaz de comparar as quantidades de duas coleções de objetos (usando processos não numéricos, com a abordagem global ou correspondência)?
c) Conta e enumera corretamente uma pequena coleção de objetos?
A turma do 2º período da professora Júnia tem 25 alunos e, após a avaliação diagnótica, ela percebeu a heterogeneidade das crianças em relação ao conhecimento da sequência dos nomes dos números. Identificou a necessidade de realizar diferentes atividades que os ajudassem a memorizar esses nomes, tanto de modo isolado, sem ligações entre eles, quanto em uma sucessão ordenada. Imagine que você é a professora Júnia e deverá pensar cinco atividades (e explicá-las) que deverá realizar com as crianças para ajudá-las nessa memorização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
1) No cotidiano escolar, pedir que os alunos façam ações que exijam a contagem, por exemplo: pedir que peguem três lápis no estojo, que formem grupos de três crianças, realizem a contagem de quantos alunos tem na sala no dia, pensem quantos alunos faltaram.
2) Cantar parlendas que apresentam a sequência numérica para que, de forma lúdica, os alunos possam memorizar a sequência. Ex.: um, dois, feijão com arroz; três, quatro, feijão no prato; cinco, seis, falar inglês; sete, oito, comer biscoito; nove, dez, comer pastéis.
3) Pular corda: cada criança, na sua vez, pula a corda, enquanto os colegas contam quantos pulos cada um consegue dar.
4) O professor recita a sequência numérica, começando pelo "um". Nessa sequência, deve faltar um ou mais números. As crianças deverão indicar os números que faltam.
5) Enquanto a criança conta em silêncio, a professora vai batendo palma pausadamente. Em certo momento, a professora para de bater palmas e pede que uma das crianças enuncie o "nome" do número correspondente na sequência.
Explicação: