No início da Revolução Industrial pode-se dizer que a gestão era feita de maneira empírica, ou seja, na base da tentativa e erro. Como consequência havia muito desperdício e baixa produtividade. As empresas cresciam muito, mas de forma completamente desorganizada. Quando surge a Abordagem Clássica ela provoca uma verdadeira revolução no ambiente fabril, ao trazer a ciência para a gestão, tendo como resultado um significativo aumento na produtividade das empresas.
A partir do exposto, faça o que se pede a seguir:
a) Henry Ford foi um empresário que se destacou muito nesse período. Explique ao menos 3 contribuições dadas por ele.
b) Aponte no mínimo 2 diferenças entre os trabalhos de Taylor e Fayol.
c) Apresente quais seriam as críticas (ao menos 3), e a forma como o ser humano era visto por essa teoria.
Soluções para a tarefa
Resposta:A) Além de ser um grande empresário e ter projetado o sistema de linha de montagem também conhecido Fordismo Henry Ford também contribui:
Criando a assistência técnica de grande alcance;
Repartiu em 1914, parte do controle acionário da empresa com os funcionários;
Estabeleceu jornada de 8 horas e salário mínimo de U$5,00/dia
B) Enquanto Taylor (Administração Científica) tinha ênfase as tarefas visando a produção e o operário para resultados na quantidade produtiva, ele trabalhou a produtividade do trabalho industrial,pela eliminação do desperdício e ociosidade, racionalização.
A abordagem de Fayol da ênfase as estruturas (o planejamento global), tinha uma visão mais gerencial com resultados finais na produção, ele defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais
C)As principais criticas a abordagem classca era: abordagem simplificada da organização, ausência se trabalhos experimentais e o extremo racionalismo na concepção da administração. Já o ser humano era visto
Explicação: Falta a ultima questao