No início da Idade Moderna (séculos XVI-XVII) o conceito de Estado, como o conhecemos hoje, tornou-se uma realidade. No entanto, não há uma definição única de Estado, já que existem concepções diferentes acerca de sua definição e constituição. Um exemplo disso são as perspectivas teóricas liberais e materialistas.LOPES, Mara Cecília Rafael; OLIVEIRA, Caroline Mari de; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.
Considerando as teorias com enfoque no materialismo histórico, analise as asserções abaixo.
I. Desconsidera a ideia de um Estado neutro, voltado para o bem comum.
II. Considera que o Estado está acima dos interesses das classes sociais.
III. A educação busca estabelecer a ligação orgânica entre a prática e a teoria.
IV. O “Estado mínimo” é preferível, pois quem melhor regula a atividade econômica é o mercado.
V. Na área social, sustenta a tese de que é a iniciativa privada que deve prover os serviços da educação, da saúde, do trabalho, da seguridade social, entre outros.
É correto o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
48
Acredito que alternativa 2: I e III apenas. Isso de acordo com a página 18 do livro físico e com quadro azul na página 19 do livro digital. Leia as duas partes, faça por eliminatória e tire sua conclusão.
emerson2018:
certinho letra B
Respondido por
19
Alternativa 2, I e III apenas.
O materialismo histórico compreende a corrente filofósica que prima o Estado atuante dentro da sociedade, principalmente no que tange ao estímulo da educação.
Dessa forma, visa-se a formação de individuos conscientes, principalmente em se tratando de fatores relacionados as relações de poderes e desigualdades sociais, para que seja possível a busca por uma sociedade cada vez mais democrática e justa.
Perguntas interessantes