Português, perguntado por giovanha, 10 meses atrás

no fragmento de vidas secas, de graciliano ramos, percebemos que a literatura serve de instrumento de denúncia da exploração do trabalhador nordestino. de que forma isso é apresentado no trecho lido​

Soluções para a tarefa

Respondido por faguiarsantos
18

O Romance regionalista Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, retrata de forma crítica o cotidiano do trabalhador nordestino.

A Segunda fase do Modernismo brasileiro, também chamada de Geração de 30, representou uma fase de consolidação dos valores do movimento Modernista, apresentando uma temática voltada para a crítica à realidade social, cultural e econômica do país, por meio de uma linguagem coloquial porém amadurecida.

Suas características principais foram o regionalismo, adoção de uma linguagem coloquial, amadurecimento formal, temas voltados à crítica social, cultural e econômica etc.

Um dos principais autores brasileiros de destaque da Segunda Fase Modernista foi Graciliano Ramos em especial no seu romance regionalista intitulado “ Vidas Secas”, no qual é retratado o cotidiano do sertanejo do Nordeste brasileiro e suas dificuldades.

Perguntas interessantes