no final dos anos de 1970 e inicio dos anos 1980 dois movimentos,ganharam força no país: a campanha pela aprovação da lei da anistia e a campanha das diretas já . explique a importancia desses dois processos e seus objetivos
Soluções para a tarefa
Resposta:
O movimento em defesa da aprovação da Lei da Anistia e a campanha das Diretas Já tiveram grande importância para o fim da Ditadura Militar (1964-1985) e a redemocratização no Brasil nos anos 1980.
Explicação:
A mobilização em defesa de uma anistia a presos, perseguidos e exilados pela Ditadura Militar teve início ainda na primeira metade dos anos 1970, com o surgimento do Movimento Feminino pela Anistia, liderado por Therezinha Zerbini. Em 1978, ainda durante o governo de Ernesto Geisel, foi criado o Comitê Brasileiro pela Anistia, que reunia diversas entidades e tinha sede na Associação Brasileira de Imprensa (ABI). O movimento era liderado por estudantes, jornalistas, políticos de oposição ao regime e familiares de presos, perseguidos e exilados pela Ditadura.
Em 1979, finalmente foi promulgada, pelo então presidente João Figueiredo, a Lei da Anistia, que anistiava também agentes do Estado (incluindo torturadores). Apesar de também beneficiar os militares, a Lei da Anistia possibilitou uma reorganização política das forças de oposição à Ditadura, o que ajudou a acelerar o processo de redemocratização.
A campanha das Diretas Já foi o grande marco do fim da Ditadura. Tratou-se de uma mobilização civil, entre 1983 e 1984, em defesa da aprovação da Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Essa emenda, caso fosse aprovada, restituiria as eleições diretas à presidência da República.
Mesmo com a grande mobilização popular e a união entre lideranças de diversos partidos, a emenda foi derrotada no Congresso, onde a situação ainda era maioria. Apesar disso, em 1985, de forma indireta, Tancredo Neves foi eleito presidente, finalmente pondo fim à Ditadura Militar.
Leia mais sobre a Lei da Anistia: https://brainly.com.br/tarefa/12404747