História, perguntado por aline89074, 1 ano atrás

no final do século XlX o Beato Antônio Conselheiro percorria os Sertões nordestinos atraindo milhares de seguidores através de sua pregação religiosa o conselheiro conclamava as pessoas a viverem de acordo com os ensinamentos de Deus expressa nos textos bíblicos.Ele afirmava que muito em breve o Messias (Jesus) voltaria a terra para separar os bons dos maus.os maus sofreriam a condenação eterna, os bons-escolhidos de Deus teriam então sua recompensa uma vida de eterna felicidade e muita fartura.
Em 1893 Antônio Conselheiro e seus seguidores se fixaram no interior da Bahia,numa região denominada Canudos,e ali reconstruir o povoado de Belo Monte. Os habitantes do povoado- que chegou a contar com mais de 20 mil moradores-seguiam rigorosamente as normas determinadas por António Conselheiro; viviam de forma comunitária. "todos trabalhavam no cultivo da terra e na produção dos bens necessários; à produção era repartida entre os membros da comunidade. Os produtos excedentes eram vendidos nos povoados próximos. Em Belo Monte havia pobreza,mas não havia miséria. Não havia salários mas ninguém era explorado economicamente,coagido politicamente o morria de fome."

a) Qual era a situação econômica e social da maioria dos Trabalhadores Rurais nordestinos no final do século XlX, época em que Antônio Conselheiro e seus seguidores fundaram o Arraial de Belo Monte ?

b) Analisando o modo de viver dos habitantes de Belo Monte alguns autores afirmam que ali se praticavam uma espécie de "socialismo".
-Que aspectos da Vida em Belo Monte justificaram essa afirmação ?

c) Explique por que o arraial de Belo Monte Passou a incomodar:
os grandes fazendeiros locais :
a Igreja Católica:

d) qual foi a justificativa usada pelo governo brasileiro quando enviou quatro expedições militares para destruir o arraial de Belo Monte ?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

A - Eram muito pobres, de modo que muitos ou não conseguiam qualquer trabalho ou conseguiam apenas trabalhos insalubres e que mal pagavam o suficiente para que os trabalhadores se mantivessem alimentados.

B - O fato de todos trabalharem, de não haver propriedade privada da terra (que era igualmente dividida entre os trabalhadores) e de que o excedente era repartido aproximam o modo de viver dos trabalhadores ao socialismo.

C - O arraial incomodava os grandes fazendeiros na medida em que abrigava as pessoas que lhes serviriam de mão de obra barata, de modo que favorecia o trabalhador e prejudicava o fazendeiro. Prejudicava a Igreja Católica na medida em que Conselheiro era uma figura messiânica, de modo que poderia representar o surgimento de uma nova religião ,assim como fez Lutero.

D - O governo brasileiro afirmou que o arraial era uma ameaça à República, pois fundava um poder paralelo dentro do território brasileiro, ameaçando a ordem social vigente.

Perguntas interessantes