Geografia, perguntado por cvtudescocatia, 1 ano atrás

No final do século XIX, o incentivo à entrada de imigrantes foi acompanhado pelo abandono dos negros recém-libertados da escravidão, que perambulavam pela zona rural ou se amontoavam na periferia de algumas cidades, pois não tinham emprego, terras, moradia, escola e outras necessidades básicas. Para evitar o uso dessa mão de obra, alguns fazendeiros aliados a vários políticos importantes, pressionaram o governo para que fosse incentivada a imigração de trabalhadores europeus. Por trás dessa política estavam três ideias: o temor de que a sociedade brasileira se tornasse mais negra, pois essa população era numerosa na época; o projeto de “branquear” o Brasil, acelerando a imigração; e o interesse pelo uso da mão de obra europeia, que era vista como mais qualificada. A partir dessas informações, está correto afirmar que:

(A) a imigração europeia foi incentivada somente após a abolição da escravidão, em razão da má qualificação do trabalho dos ex-escravos.
(B) os imigrantes foram tratados como escravos, pois os fazendeiros não aceitavam a nova relação de trabalho imposta pelo Estado.

(C) além do interesse na força de trabalho, o incentivo à vinda de europeus estava relacionado às ideias racistas que estavam se fortalecendo no Brasil.

(D) a mão de obra europeia era mais barata e mais produtiva que a dos ex-escravos.



Soluções para a tarefa

Respondido por renanpoleia
4

Alternativa "c" (além do interesse na força de trabalho, o incentivo à vinda de europeus estava relacionado às ideias racistas que estavam se fortalecendo no Brasil.)


cvtudescocatia: OBRIGADA!!!
Respondido por csvconsteprojeovd7us
1

Resposta:

Alternativa- c

Explicação:

PORQUE

A possibilidade de o escravo morar em locais distantes da casa senhorial (pratica cunhada, à época, como morar sobre si) caracterizou o cativeiro urbano, viabilizando, inclusive, a maior mobilidade escrava nas ruas. Era comum que senhores residentes de freguesias suburbanas - ou até mesmo rurais - permitissem que seus escravos morassem e trabalhassem na região central e portuária do Rio e Janeiro, tendo em vista a maior probabilidade de encontrarem serviços como carregadores, vendedores ambulantes e etc.

ESPERO TER AJUDADO!


cvtudescocatia: OBRIGADA!!!
Perguntas interessantes