No final do século XIX e início do século XX, a Física se defrontou com vários problemas que não podiam ser explicadoscom as teorias e modelos aceitos até esse período. Um desses problemas consistia em explicar corretamente ofenômeno do Efeito Fotoelétrico. Sobre esse efeito, considere as seguintes afirmativas:1. Esse efeito foi observado primeiramente por Henrich Hertz e sua explicação correta foi publicada em 1905 porNiels Bohr.2. A explicação correta desse efeito utilizou uma ideia de Max Planck, de que a luz incidente não poderia ter energiacom um valor qualquer, mas sim uma energia dada por múltiplos inteiros de uma porção elementar.3. Segundo o modelo proposto, cada fóton, ao colidir com um elétron, transfere-lhe uma quantidade de energiaproporcional a sua velocidade.Assinale a alternativa correta.a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Alternativa b) somente 2 está correto.
Este efeito foi observado por Becquerel e confirmado por Hertz.
Max planck, propôs a ideia de que a transfira energia em pacotes ao entrar em contato com algum corpo.
Einstein expandiu esta ideia e afirmou que a luz sempre anda em pacotes, os quais foram chamados de fotons (e estes tiveram sua existencia confirmada em laboratórios).
A teoria clássica acreditava que quanto maior a intensidade de luz, maior seria o efeito foto elétrico.
Ou seja, se eu ligasse duas lâmpadas iguais, eu teria o dobro (ou mais) de eletrons sendo ejetados.
Mas a experiência não mostrava isso.
Pelo contrário, podía-mos usar até uma luz mais fraquinha (menor intensidade) desde que ela tenha uma frequencia maior.
A ideia de pacotes de energia se aplica da seguinte forma:
Cada foton tem uma energia onde f é a frequencia da luz e h a constante de Planck.
A quantidade de fotons batendo na placa terá quantidade constante de eletrons ejetados para uma intensidade maior ou igual a
Para uma mesma intensidade a quantidade de eletrons ejetados varia de forma proporcional com a frequencia.