No final do século XIX, descobriu-se que certas espéciesde insetos e outros artrópodos eram responsáveis pelatransmissão de algumas das mais importantes doenças.O controle do vetor ainda é imprescindível para prevenirdiversas doenças – entre as quais a dengue é o melhorexemplo. O papel do controle de vetores em Saúde Públicaé prevenir a infecção mediante o bloqueio ou redução datransmissão. O controle efetivo dos vetores não podedepender de um só método. Ao contrário, ele deve disporde várias alternativas, adequadas à realidade local, quepermitam sua execução de forma integrada e seletiva.A partir do texto apresentado, analise as afirmações abaixo.I. A adequada infraestrutura de saneamento básicono meio urbano é uma forma de contribuir para ocontrole de vetores.II. É proibido o uso de inseticidas para controle devetores, haja vista tornarem-se resistentes aosrespectivos agentes químicos.III. Uma das formas de controle biológico de larvas demosquito, como, por exemplo, do Aedes aegypti, éa utilização de peixes larvófagos.É correto apenas o que se afirma emA I.B II.C I e II.D I e III.E II e III.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
D I e III.
O controle de vetores tem sido uma temática de grande discussão no cenário atual, visto que estes seres vivos tem potencializado a resistência a determinados fármacos, nos últimos anos.
Diante disso, várias cidades tem adotado medidas mais restritas para uma infraestrutura mais eficiente, que reduza esta letalidade originada pelos vetores, assim como a manutenção de controle químico sobre estes elementos.
Perguntas interessantes