Administração, perguntado por lg696404, 5 meses atrás



No final do séc. V (5) o Império Romano agonizava sob o ataque de tribos bárbaras.

O mundo romano foi destruído pelos bárbaros germanos e da união de costumes bárbaros e das instituições romanas foi construído o feudalismo.

A Idade Média foi uma época entre o século V (5) e XV (15), a vida era muito difícil, a morte chegava cedo para maioria das pessoas, devido a doenças, guerras e a fome.

Os guerreiros mais destacados conquistaram as terras dando origem a grandes feudos. Esse pequeno grupo formou a nobreza feudal que dedicava somente a guerras que era a principal atividade e os torneios em época de paz.

Os feudos eram as grandes propriedades de terras que um Sr. Feudal possuía. Lá se os servos produziam quase tudo que necessitavam para sobreviver, e assim as cidades quase desapareceram enfraquecendo muito o comércio.

O senhor Feudal tinha plenos poderes no seu feudo, cobrando impostos aos servo, formando seu próprio exército que geralmente era mais poderoso do que dos reis.

Os servos trabalhavam todos os dias da semana, sem descanso e mal tinham para se alimentar, ainda pagavam vários impostos como a corvéia (trabalho nas terras do senhor), a talha (produtos oferecidos ao senhor), a capitação (por cada filho), mão morta, etc.

O Castelo é a área principal do feudo, servindo de fortaleza nos dias de guerra, as terras eram divididas em lotes chamados mansos senhorial e servil. Os camponeses chamados servos recebiam uma pequena área de terra para plantar e deviam entregar quase toda a produção para os nobres. O Bosque (uma parte da floresta que restou) era considerada área de uso comum, onde podiam caçar e retirar lenha.

Tanta submissão aos Senhores feudais e a Igreja para obterem proteção em caso de guerras.

O clero eram os membros da Igreja que fazia parte da nobreza e recebia impostos e doações, assim a Igreja tornou-se principal Instituição muito rica e poderosa. Também eram os detentores do saber, o clero era praticamente os únicos alfabetizados até o final da Idade Média. A Igreja ditava as normas sociais e morais da sociedade feudal, que era estática não permitindo ascensão social.

A economia era de subsistência, isto é, trabalhava-se para sobreviver, baseada na agricultura que por muitos anos teve baixa produtividade até que a partir do século XI ocorre avanços técnicos como o arado puxado por bois, instrumentos agrícolas de ferro e a ferradura nos cavalos, rotação de culturas entre outras inovações.

Ao final da Idade Média houve um aumento populacional ocasionado pelas melhorias agrícolas. Porém, as cruzadas, a Guerra dos Cem Anos e fenômenos climáticos desfavoráveis, a fome e epidemias provocaram muitas mortes e geraram uma crise econômica forte exigindo mudanças que levaram ao declíneo do sistema feudal, mas isso já é outra história.





















Questões sobre a Idade Média



1) Como sugiram os feudos medievais?

2) Por que na Idade Média o poder dos Reis era fraco?

3) O que levou ao enfraquecimento do comércio na época medieval?

4) Comente sobre a economia do sistema feudal?

5) Explique a vassalagem na sociedade medieval?

6) Como era organizada as classes sociais na época medieval?

7) Quais as obrigações dos servos?

8) Por que não havia possibilidade de crescimento social nesta época?

9) Como constituído um feudo medieval?

10) Por que a população aumentou ao final da Idade Média?

11) O que provocou a queda do sistema feudal?



Soluções para a tarefa

Respondido por damillyvitoria89
2
Kajskdofjfkktkkrotbsudirjir
Perguntas interessantes