Sociologia, perguntado por ronaldoneiva8605, 1 ano atrás

No final do filme formiguinhas, Z poderia ter voltado para insetopia com a princesa mais preferiu ficar e ajudar o formigueiro. Ele pensou na coletividade. Qual é a diferença desse tipo de consciência sobre a coletividade para aquele outro que Z era obrigado a ter no início ? ( ME AJUDEM POR FAVOR PRECISO MUITO )

Soluções para a tarefa

Respondido por consultorgeral
0

Então... Neste filme/animação pode-se percebido uma grande crítica social, que remete inclusive ao Marxismo (sugiro pesquisar sobre a teoria de Karl Marx).

O personagem Z do início do filme apresentava um perfil "rebelde, contestador, crítico e até mesmo revolucionário", pois não concordava com a "divisão de classes" no formigueiro, ou seja, os indivíduos já eram pré-selecionados na maternidade e a partir daí exerceriam o seu papel naquela sociedade.

Ao final da estória, o personagem Z optou por voltar ao formigueiro (e deixar de lado uma vida de nobreza), pois ele entendeu que a "coletividade" é que mantinha o formigueiro enquanto sociedade unida, mesmo diante das mazelas que ele já conhecia e citava como "desigualdades". Talvez o personagem simplesmente entendeu que sendo uma "formiga", deveria viver para o coletivo e não de forma individual, pois por mais insignificante que fosse a sua tarefa individual dentro do formigueiro, era extremamente significante para a manutenção daquele modelo de sociedade.


Perguntas interessantes