ENEM, perguntado por gasantosboy8050, 1 ano atrás

No final da década de 40, em 1947, Murilo Rubião lança, pela editora carioca Universal, o seu primeirolivro de contos, O ex-mágico; seis anos depois novo livro é publicado, dessa vez pela editora Hipocampo,trata-se de A estrela vermelha. Segundo Antonio Candido (2006), a obra de Rubião fica na penumbra até apublicação de Os dragóes e outros contos, que ocorreu em 1965. Candido também observa que, em meioàs primeiras publicações de Murilo Rubião no Brasil, despontam na América Latina as obras de Jorge LuisBorges, Julio Cortázar e Gabriel Garcia Marquez. Ou seja: Murilo Rubião pode ser considerado o precursorda tradição do insólito não só em terras brasileiras, como também pode ser reconhecido como insfigadorda obra de latino-americanos, como confessa Julio Cortázar, segundo relato do seu tradutor Remy GorgaFilho: "Ele dizia que o mineiro Murilo Rubião foi o primeiro autor do fantástico latino-americano, antesmesmo dele, Cortázar".A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.I. O insólito é uma das características estéticas da literatura fantástica.II. No Brasil, a literatura fantásGca é uma das vertentes do Modernismo.III. A obra de Murilo Rubião recebe influência direta da literatura fantástica de escritores latino-americanos.É correto o que se afirma em@ \, apenas.O III, apenas.@ I e II, apenas.fú II e III, apenas.

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
0

A alternativa correta é a letra C: I e II.

I- Verdadeira. A literatura fantástica tem como característica o insólito. Isto é, algo que não é comum, que não é habitual.

II-Verdadeira.  A literatura fantástica é considerada uma das vertentes do Modernismo, pois trabalha-se com o diferente, algo que se opõe as regras e costumes.

O Modernismo foi criado com o intuito de romper padrões. Por isso a literatura fantástica é considerada uma vertente.

III- Falsa. A obra de Murilo Rubião não foi influenciada por escritores latinoamericanos, inclusive ele pode ser considerado precursor como aponta Julio Cortázar.

Abraços!

Perguntas interessantes