No final da década de 1970, o Brasil começa a viver o processo de redemocratização. Com base nessa afirmação, comente sobre a Campanha Diretas Já, fazendo relação desse momento com o contexto político, social e econômico da época.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sua pontuação na questão seria determinada pelos seguintes itens:
1. Ementa Dante de Oliveira e sua derrota.
2. Movimento Diretas-Já e abertura política.
3. Fim do bipartidarismo.
4. Eleição indireta de Tancredo Neves.
5. Migrações (emigração de brasileiros e/ou migração inter-regional).
6. Dívida externa.
7. Inflação.
8. Movimentos sociais.
9. Extras: colégio eleitoral, movimentos populares citados de maneira específica, a constituinte de 1988 como desdobramento do Movimento.
Explicação:
Eu ñ sei se está correto, mas foi a única coisa q eu encontrei.
A Campanha das "Diretas Já!" pedia que as eleições presidenciais de 1985 fossem feitas por votação direta, para que o Brasil escolhesse seu primeiro presidente pós-ditadura militar.
Durante a ditadura militar (1964-1985), só havia dois partidos no Brasil (ARENA e MDB) e os presidentes eram escolhidos pelos próprios militares, de forma que o povo não tinha voz real sobre a decisão de seu futuro.
A ditadura tinha data marcada para acabar em 1985, mas com eleições indiretas. A "Emenda Dante de Oliveira" pedia eleições diretas e teve massivo apoio popular. A emenda, porém, acabou dando errado e as eleições, que elegeram Tancredo Neves, foram indiretas mesmo.
Saiba mais sobre as Diretas Já: https://brainly.com.br/tarefa/6467346