Física, perguntado por arianelulu7060, 1 ano atrás

No experimento descrito a seguir, dois corpos, feitos de um mesmo material, de densidade uniforme, um cilíndrico e o outro com forma de paralelepípedo, são colocados dentro de uma caixa, como ilustra a figura ao lado (vista de cima). Um feixe fino de raios X, com intensidade constante, produzido pelo gerador G, atravessa a caixa e atinge o detector D, colocado do outro lado. Gerador e detector estão acoplados e podem mover-se sobre um trilho. O conjunto GeradorDetector é então lentamente deslocado ao longo da direção x, registrando-se a intensidade da radiação no detector, em função de x. A seguir, o conjunto GeradorDetector é reposicionado, e as medidas são repetidas ao longo da direção y. As intensidades I detectadas ao longo das direções x e y são mais bem representadas por

Note e adote:
A absorção de raios X pelo material é, aproximadamente, proporcional à sua espessura, nas condições do experimento.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
7

Fazendo uso da informação constante no “Note e Adote”, de que “a absorção dos raios X pelo material é aproximadamente proporcional a sua espessura”, sabemos então que a medida que amplia a espessura do objeto, amplia também a absorção.

 

Pelo fato de o paralelepípedo ser mais espesso do que a esfera, a queda de intensidade será maior no paralelepípedo.

 

Sendo assim, a intensidade constatada se reduz; e a figura que expressa este resultado, da intensidade detectada na direção x é a constante na primeira figura da letra d.

 

A segunda figura da alternativa d representa a intensidade detectada na direção y, em que observamos uma queda estável (constante) em razão da lateral do paralelepípedo, que é menor que a queda da esfera.

 

No espaço central da figura, observamos uma queda mais brusca na intensidade, em relação às regiões laterais. Isso ocorre devido à espessura a ser transposta.

 

Portanto, as figuras que representam adequadamente a queda de intensidade das direções ‘x’ e ‘y’ é a alternativa ‘d’.

Perguntas interessantes