No experimento de Van Helmont, como se explica o aumento da massa da planta ao longo de cinco anos, se nada foi acrescentado além de água e praticamente não houve diminuição na quantidade de solo no vaso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Jean Baptiste Van Helmont foi um fisiologista belga do século XVII. Em sua época, era crença generalizada que as plantas cresciam à custa de material retirado do solo. A fim de testar essa hipótese, Van Helmont pôs em prática um arranjo bastante simples , mas, ainda sim , brilhante. Em um vaso contendo 90,9 Kg de solo seco, ele plantou uma muda de salgueiro ( uma espécie de árvore) que tinha 2,3 Kg. Ao longo de cinco anos, tudo o que a planta recebeu foi água, diariamente e na quantidade usual para um vaso daquele porte, não houve acréscimo de solo ou adubação de espécie alguma.
Ao final do período de cinco anos, Van Helmont pesou novamente a planta, agora uma árvore bem desenvolvida, obtendo o resultado de 77 Kg. Então ele pesou também todo o solo existente no vaso, e obteve 90,8 Kg. Em outras palavras , o solo parecia não haver participado do “crescimento” da planta, já que sua massa praticamente não havia mudado.
Salgueiro + solo seco + 5 anos = Salgueiro + solo seco
(2,3 Kg) (90,9 Kg) ( só água) ( 77 Kg) ( 90,8)