No experimento de Oersted, um fio longo e retilíneo passa sobre a agulha de uma bússola. De acordo com a figura, qual é o sentido da corrente elétrica quando ela passa pelo fio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente.
A experiência de Oersted, consiste em um fio retilíneo conduzindo corrente elétrica e gerando ao seu redor um campo de indução magnética.
Para a execução dessa experiência deve-se colocar um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha paralelamente abaixo do fio.
Quando fecharmos a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente, ou seja, a agulha irá girar para o sentido oposto.
Assim, a agulha metálica da bússola sai da posição paralela ao fio para uma posição perpendicular, quando há corrente atravessando o fio.
Assim, foi provado que um fio condutor percorrido por uma corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Explicação:
O sentido da corrente elétrica quando ela passa pelo fio será: Gerou um campo magnético numa direção perpendicular à da corrente.
Como funciona o Campo Magnético?
Quando realizarmos uma projeção para um ímã, por exemplo, iremos visualizar que ao redor do mesmo é encontrando o campo magnético onde o mesmo pode exercer funções de repelir ou de atrair.
Onde a experiência de Oersted conseguiu desenvolver uma teoria que conectava os fenômenos Elétricos e Magnéticos e isso foi feito através de um fio retilíneo próxima à uma agulha magnética (que por sua vez, orientada norte-sul).
E quando passava uma corrente no fio, essa agulha acabava eventualmente se desviando e quando esse processo era interrompido, a agulha voltava para sua posição norte-sul.
Para saber mais sobre Força Magnética:
brainly.com.br/tarefa/53811826
#SPJ2