História, perguntado por claudianecasali64, 1 ano atrás

No estudo realizado, na primeira unidade, sobre o Processo de Colonização percebemos que houve escravidão e Opressão. Notamos o sofrimento imensurável para os Povos da África. Percebemos ainda fortes intervenções e influências das diferentes culturas no processo de formação da Cultura Brasileira. Agora chegou a sua vez de responder duas questões baseadas no poema Navio Negreiro de Castro Alves e nos conteúdos estudados na disciplina

Na primeira questão você deve estabelecer uma relação entre o poema Navio Negreiro de Castro Alves e o processo de abolição dos escravos, respondendo sobre a legislação. Escreva explicando as leis:

a) A Lei de 1850 - Eusébio de Queiroz;

b) A Lei de 1871 - Lei do Ventre Livre;

c) A Lei de 1885 - Lei dos Sexagenários e

d) A Lei de 1888 – Lei Áurea

Soluções para a tarefa

Respondido por lauralb
1

Oi!

A) Lei Eusébio de Queirós:

A Lei Eusébio de Queirós (Lei nº 581), promulgada dia 4 de setembro de 1850, visava a proibição do tráfico de escravos. A lei foi elaborada pelo político brasileiro Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara (1812-1868), durante o Segundo Reinado.

B) Lei do Ventre Livre:

A Lei do Ventre Livre, também conhecida como Lei Rio Branco, foi promulgada em 28 de setembro de 1871 e determinava que os filhos de mulheres escravizadas nascidos a partir desta data ficariam livres, conforme consta no primeiro artigo.

C) A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei n.º 3.270, foi promulgada 28 de setembro de 1885 que garantia liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos proprietários de escravos indenização.

D) Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. ... Foi votada e aprovada em definitivo, um pouco antes das treze horas, no dia 13 de maio de 1888, e, no mesmo dia, levada à sanção da princesa regente do Brasil Dona Isabel.

Espero ter ajudado :)


claudianecasali64: É preciso fazer relação das leis com o poema, não estou conseguindo.
claudianecasali64: Mas obrigada mesmo assim
Perguntas interessantes