No esforço por compreender de maneira racional as coisas e empregando sua capacidade intelectual, os filósofos clássicos gregos abordaram temas presentes ainda hoje em pesquisas científicas das mais variadas áreas do conhecimento. Dentre os temas com os quais a filosofia grega se ocupa, destacam-se três, que são:
Soluções para a tarefa
Devemos compreender que a filosofia grega tinha como objetivo explicar a importância da relação entre o homem e a natureza bem como o conhecimento humano e a felicidade com a ética. Sendo assim, a alternativa correta é a C.
Entendendo sobre a filosofia da Grécia Antiga
Os gregos buscavam através dos debates políticos e sociais realizar a exposição das condições sociais, possibilitando o surgimento da filosofia grega. O antropocentrismo e o humanismo se tornaram essenciais para desenvolver o pensamento da origem de tudo assim como as explicações sobre as mudanças sociais e naturais.
- Eles tornavam as questões práticas do cotidiano racionais, além de tentar compreender a ordem das coisas através do posicionamento do homem como o centro de todo o universo, como o ser mais evoluído do planeta.
A sua pergunta está incompleta, mas provavelmente as opções são:
- A) As pólis, a política e a ética.
- B) As ciências humanas, as ciências exatas e as ciências biológicas.
- C) A natureza, o homem e a felicidade.
- D) A democracia, a aristocracia e a monarquia.
- E) A geometria, a aritmética e a matemática.
Aprenda mais sobre a Grécia Antiga em brainly.com.br/tarefa/30619309
#SPJ4
Resposta: C. A natureza, o homem e a felicidade.
Explicação: De maneira geral, a filosofia grega tinha o objetivo de compreender como as forças da natureza atingiam o homem (a natureza), a condição de igualdade entre os homens gregos (o homem) e a forma como o homem poderia conduzir sua vida de maneira correta (a felicidade). Assim, pode-se dizer que estas foram, e são, as diretrizes de diversas linhas de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento, principalmente a partir da modernidade. Desse modo, a pólis, a política e a ética são elementos estudados pelos filósofos em um terceiro momento da filosofia grega, depois dos debates sobre a natureza e o homem em si. As ciências humanas, as ciências exatas e as ciências biológicas se configuram como categorias científicas utilizadas nos dias de hoje. A democracia, a aristocracia e a monarquia se configuram como formas de governo que são analisadas pela filosofia grega em outro momento histórico. Por fim, categorias como a geometria, a aritmética e a matemática influenciaram, e influenciam, os estudos atuais, mas de forma muito específica em relação ao pensamento analítico. No entanto, a busca dos pré-socráticos, apesar de se concentrar na objetividade naturalista, tinha um anseio também pelas buscas da vida humana.