No DNA da bactéria Bordetella pertussis, foram encontrados 26% de Timina (T), e no da Mycobacterium leprae, 35% de citosina (C). De posse destes dados, determine o valor de Adenina em B. pertussis e o percentual de Timina em M. leprae.
Soluções para a tarefa
Bom dia
A quantidade de Adenina na bactéria pertussis é de 26%, e a quantidade de Timina na bactéria leprae é de 15%
- E como saber disso ?
Podemos saber disso, devido a uma regra no que se refere ao DNA
- Que regra seria essa ?
O DNA é uma fita dupla, e a Adenina se liga à Timina e a Guanina à Citosina, e como o DNA é uma fita dupla, a quantidade de Adenina em uma fita, vai ser a mesma de Timina na outra, e a quantidade de Guanina vai ser a mesma de Citosinas na outra, ou seja, A=T e C=G, e é essa regra que iremos usar para responder a questão.
- Como resolver ?
Segundo a regra, se a quantidade de Adenina é a mesma de Timina, e a Guanina é a mesma de Citosina, se a questão nos diz que a quantidade de Timina na bactéria pertussis, e a questão quer a quantidade de Adenina é a mesma de Timina, então a quantidade de Adeninas é a mesma de Timinas, ou seja, em percentual é de 26%,e na bactéria leprae, ela quer a quantidade de Timinas, e nos diz que a quantidade é de 35% de Citosinas, e automaticamente sabemos que a quantidade é de 15% de Timinas.
- E por que ?
Porque se a quantidade de Citosinas é de 35%, então a quantidade de Guaninas é a mesma (35%), se nós somarmos essas duas bases, encontramos o valor de 70 % (35% G + 35% C),percebe-se que de 100% do DNA, 70% são dessas duas bases, então sobra 30% de Adeninas e Timinas, e se esse valor é a junção dessas duas bases, então a quantidade de cada base é de 15%, pois : 15% A + 15 % T = 30%
Bons estudos e espero ter ajudado