No Direito Romano, a palavra utilizada para expressar o que entendemos, hodiernamente, como Direito era jus ou juris, da raiz sânscrita ju. Tal expressão simbolizava a ideia de jugo, na qual se pode compreender, de fato, o vínculo jurídico criado entre as pessoas. A origem, porém, da palavra direito se encontra no latim directum, literalmente direto, trazendo à mente a concepção de que o direito deve ser uma linha direta, isto é, conforme exatamente uma regra. Conceituar direito, por incrível que pareça, não é tarefa das mais fáceis, dada a enorme quantidade de visões ideológicas que envolve a doutrina jusfilosófica na espécie, coexistindo uma infinidade de escolas de pensamento, cada qual com sua própria teoria sobre a gênese do direito e seu papel social.
Considerando a temática da introdução ao estudo do direito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O direito positivo é um produto da interação em sociedade, cuja existência depende ontologicamente do ser humano, uma vez que objetiva a solução dos eventuais conflitos de convivência social.
( ) Para uma melhor didática, o estudo do direito como ciência é dividido em puramente privado e puramente público.
( ) Possibilidade de as partes estabelecerem livremente as suas relações, não politicidade dos assuntos, presença obrigatória do Estado como regulador dos negócios concluídos, são características do direito privado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Selecione uma alternativa:
a)
V - V - F.
b)
V - F - V.
c)
V - F - F.
d)
F - F - V.
e)
F - V - V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
53
Resposta:
V F F
Explicação:
corrigida pelo AVA
Respondido por
0
O direito romano foi um dos direitos pioneiros a trazer benefícios para o cidadão, por exemplo, o direito positivo, é o qual o rei da época não podia fazer o que bem quisesse com os cidadãos da época. A sequência correta é: V - F – F, letra C)
Direito romano – comentário sobre as afirmativas incorretas:
II) O estudo do direito como ciência é dividido em 6 ramificações, dentre elas temos o direito público e privado, mas também temos o direito positivo/natural, o direito constitucional, o direito subjetivo e o objetivo.
III) A possibilidade das partes estabelecerem suas relações, não politizarem determinados assuntos, dentre outros são características do direito público.
Saiba mais sobre direito público em: https://brainly.com.br/tarefa/6770288
#SPJ5
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Inglês,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás