No dia cinco de abril de 1911, Marechal Hermes da Fonseca, que era o Presidente da República, expediu o Decreto 8.659, intitulado como “Lei Orgânica do Ensino Superior e
Fundamental”, idealizado por Rivadávia da Cunha Corrêa, o seu ministro do Interior, ela reforma ficou sabida por desoficializar o ensino brasileiro.
Com relação à Reforma Rivadávia Corrêa, avalie as afirmativas a seguir.
I. Entre os principais destaques da reforma, encontravam-se a frequência obrigatória do ensino e a instituição dos diplomas.
II. Foram instituídos exames de admissão às Faculdades, realizados nas próprias instituições de ingresso dos candidatos.
III. As medidas previstas pela reforma resultaram na propagação de cursos de qualidade excepcional, que formavam bacharéis e doutores.
IV. Os resultados da reforma, iniciada em 1911, foram tão formidáveis que ela foi restabelecida, em 1915, pelo ministro do Interior Carlos Maximiliano.
Está correto o que se afirma em:
a.
I, II e III, apenas.
b.
I, II, III e IV, apenas.
c.
I e II, apenas.
d.
II, apenas.
e.
I, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta: II
Explicação:
Somente afirmativa II está correta. Alternativa D. A Reforma Rivadávia Corrêa regulou o Ensino Superior no Brasil. A principal mudança é a necessidade de um exame de admissão para o acesso à faculdade.
Reforma Rivadávia Corrêa
Ela retirou o monopólio da União para a criação de univerdidades que poderiam ser fundadas pelos outros entes da federação. Ao mesmo tempo, haveria a possibilidade de criação de universidades privadas.
A lei atuou no currículo do ensino superior ao limitar a carga horária do estudo das línguas do latim e do grego.
Para alguns especialístas, essa reforma representa um paradoxo entre o pensamento liberal e o positivismo ortodoxo. Parte desse debate está pautado em qual a função estatal na educação.
Sobre Reforma Rivadávia Corrêa: https://brainly.com.br/tarefa/11617740
#SPJ2