No dia 25 de março, uma nova crise surgiu. Somando ao comício do dia 13, a Revolta dos Marinheiros forneceu os argumentos que a direita precisava para declarar o crescimento das ideias comunistas, a ‘ameaça de uma república sindicalista’. A possível quebra da hierarquia militar liderada pelo presidente foi o agente acelerador do Golpe. As forças da direita estavam mais bem preparadas. No dia 31, o General Mourão Filho iniciou em Juiz de Fora MG um movimento para derrubar o presidente. João Goulart se exilou no Uruguai. Em poucos dias, o Brasil já tinha um novo líder: o general Castelo Branco”.
(ARAÚJO, Maria Paula Nascimento. A utopia fragmentada: as novas esquerdas no Brasil e no mundo na década de 70. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2000. p. 153).
A
Os militares, tendo também o apoio de toda população, derrubaram o presidente João Goulart devido à sua aproximação com os comunistas.
B
Os militares deram o golpe de Estado no presidente João Goulart impulsionados, principalmente, pelos estadunidenses.
C
Os militares tiraram o presidente João Goulart e conduziram o Brasil de volta à democracia.
D
Os militares deram o golpe de Estado sem influência externa, ou seja, o golpe foi orquestrado pelos próprios militares sem o apoio de outros setores.
E
Os militares conseguiram impedir a invasão do Brasil pelos soviéticos, que contavam com o apoio dos revolucionários cubanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Somando ao comício do dia 13, a Revolta dos Marinheiros forneceu os argumentos que a direita precisava para declarar o crescimento das idéias comunistas, a “ameaça de uma república sindicalista”. A possível quebra da hierarquia militar liderada pelo presidente foi o agente acelerador do Golpe.
É isso?Eu não sei se é..Mais me esforcei
PitongoDelas:
brigadu
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Psicologia,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás