No dia 1o de outubro de 2017 realizou-se na Catalunha um referendo sobre a independência dessa comunidade autônoma, cuja capital é Barcelona. Para responder às questões 1 e 2, leia este parágrafo de uma notícia publicada na tarde do mesmo dia pelo jornal O Globo:
— Com essa jornada de esperança e também sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito de ter um Estado independente que se constitua em forma de República. A situação gerada na Catalunha é um assunto europeu. Hoje [...] milhões de pessoas mobilizadas falaram alto e claro: temos direito a decidir nosso futuro, queremos viver em paz, fora de um Estado que impõe e usa a força bruta. — declarou o presidente catalão. — O meu governo, nos próximos dias, enviará os resultados do voto de hoje ao Parlamento da Catalunha, onde reside a soberania do nosso povo, para que possa agir de acordo com a lei do referendo.
Disponível em . Acesso em: 2 out. 2017.
Os títulos citados nas alternativas pertencem a matérias publicadas no dia 1o de outubro de 2017 sobre o referendo catalão. Assinale o título da notícia a que pertence este parágrafo:
A
Catalunha pretende realizar referendo de independência neste domingo
B
Presidente da Catalunha declara vitória no referendo de independência
C
Em meio à violência, urnas fecham no referendo da Catalunha
D
‘Resultado de referendo da Catalunha não terá credibilidade’, diz jurista
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra: B
Explicação:
Resposta:
Letra B
Explicação:
Embora o fragmento não fale explicitamente em vitória, o presidente catalão afirma em sua declaração que “milhões de pessoas mobilizadas falaram alto e claro” e que enviará ao Parlamento “os resultados do voto”. Desses detalhes pode-se inferir que o assunto do texto integral é a declaração de vitória pelo presidente catalão.
Alternativas incorretas:
a) A expressão “pretende realizar” mostra que a matéria encabeçada por esse título é anterior ao referendo. Os tempos verbais utilizados no parágrafo indicam que ele pertence a uma matéria publicada no final do referendo ou logo após o seu término.
c) Mesmo que em outros parágrafos a matéria mencione atos de violência, nada no parágrafo destacado na questão nos autoriza a considerar esse título como o verdadeiro.
d) Mesmo que que em outros parágrafos a notícia cite a opinião do jurista, nada no parágrafo destacado nesta questão nos autoriza a considerar esse título como o verdadeiro.