História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

No dia 13 de maio de 1888, atendendo a diversas pressões da sociedade, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou o fim da escravidão no Brasil e, por isso, ela foi considerada por muitos como “A Redentora”. Entretanto, no que se refere ao fim da escravidão no Brasil, a historiadora Wlamyra Albuquerque afirma que “nas principais cidades do Império e mesmo em povoados mais recuados já se sabia que o sistema escravista estava com os dias contados. Os números indicam que, às vésperas da abolição, restavam apenas pouco mais de setecentos mil escravos, menos que cinco por cento da população total”.

ALBUQUERQUE, Wlamyra. ”A vala comum da ‘raça emancipada‘”: abolição e racialização no Brasil, breve comentário. In: História Social, n. 19. Campinas: 2010, p. 99. Adaptado.

Considerando as informações expostas pela historiadora, é correto afirmar que a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel foi

A

um desrespeito aos abolicionistas, pois Isabel não apoiou as reivindicações desse grupo.
B

a primeira medida tomada pelo governo imperial contra a prática da escravidão no Brasil.
C

atitude heroica da princesa sem a qual a maioria da população permaneceria na escravidão.
D

resultado da crise do sistema escravista, que já estava em decadência no Segundo Reinado.
E

um ato desnecessário, já que a escravidão tinha deixado de existir com a Lei dos Sexagenários.

Soluções para a tarefa

Respondido por lcrgomesl
8

Letra C.

Isabel foi contra a elite, que apoiava a escravidão( já que precisava dessa mão de obra economicamente). Mas, levando em consideração que a maioria da população do brasil era negra, e escrava. Assinou o tratado.

Perguntas interessantes