No curso de sua história, o homem sempre buscou a felicidade plena, em harmonia com a natureza. Desde os primórdios, no convívio consigo mesmo e com o outro, ele adaptou-se ao mundo através da utilização dos recursos naturais. O avanço do conhecimento e da ciência proporcionaram isso. Apesar de inúmeros progressos, a utilização dos recursos da natureza não foi harmoniosa, e aos poucos, vemos as consequências desse processo insustentável. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O senso comum não pode ser utilizado para gerenciar o ambiente natural.
II- O senso comum pode e deve ser utilizado para prever catástrofes ambientais.
III- A ciência garantiu ao homem avançar no uso dos recursos, culminando a níveis elevados de produção.
IV- Pesquisa e ciência são fundamentais para o entendimento da natureza, buscando melhorar a inserção do homem no meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Soluções para a tarefa
I é falsa, pois o Senso Comum é uma modalidade de conhecimento e interpretação da natureza que pode servir de acessório à racionalidade científica para gerenciar o ambiente natural (não jogar lixo no chão, por exemplo).
II é falsa, pois se o Senso Comum é insuficiente para impedir que catástrofes ambientais ocorram, sendo necessário empregar a racionalidade técnica.
III é verdadeira, pois as ciências foram diretamente responsáveis pela industrialização, o que aumentou consideravelmente a capacidade produtiva dos seres humanos.
IV é verdadeira, pois a ciência é um modo de compreender os fenômenos naturais que pode ajudar bastante na inserção e adaptação dos seres humanos aos ambientes naturais.
Resposta:
a ciência garantiu ao homem avançar no uso dos recursos, culminando a níveis elevados de produção.
Explicação:
3 e Iv