História, perguntado por raizzaribeiro2020, 8 meses atrás

comente a importância dos cafeicultores na sociedade brasileira no século XIX​

Soluções para a tarefa

Respondido por winicius23870
3

Resposta:

A elite cafeicultura do Sudeste acumulou dinheiro e com todos os recursos investiu em meios de transporte (ferrovias) para transportar o café, em infraestrutura que foi importante para a industrialização, organizou estruturas administrativas e burocráticas, enfim, foi essencial para o desenvolvimento e influenciou no ...


laragacha: e influenciou no....?
Respondido por annysouza2013
1

Resposta:

O café começou a despontar como principal produto de exportação brasileiro entre as décadas de 1840 e 1850, que fez com que o país alavancasse a economia externa e internamente, despertando um potencial consumidor, logo, foi essencial na formação do Estado nacional pois delineou o processo econômico por mais de um século. 

O capital provindo das exportações do produto foi investido na organização do exército que reprimiu revoltas populares e separatistas durante o período Imperial. Durante o Segundo Reinado, o café se tornou símbolo de riqueza e seu sucesso de vendas garantiu que o Brasil não se fragmentasse em diversos territórios. 

A elite cafeicultura do Sudeste acumulou dinheiro e com todos os recursos investiu em meios de transporte (ferrovias) para transportar o café, em infraestrutura que foi importante para a industrialização, organizou estruturas administrativas e burocráticas, enfim, foi essencial para o desenvolvimento e influenciou no desencadear dos acontecimentos conseguintes, de formação da República do Café com Leite.   

Perguntas interessantes