No conto “A menina dos fósforos”, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, a personagem acende sucessivamente os fósforos que não conseguiu vender. Eles marcam a progressão da narrativa. Releia, a seguir, o trecho em que a menina risca o terceiro palito. Em seguida, responda à questão.
Ela acendeu outro fósforo. Viu-se sentada sob os ramos da mais linda árvore de Natal.
Era ainda maior e mais enfeitada que a árvore que ela vira através da porta envidraçada, na sala do rico negociante, no Natal passado. Milhares de velas ardiam nos ramos verdes, e figuras coloridas, como as que adornam as vitrinas das lojas, a fitavam. A pequena estendeu as mãos para o alto – mas nisto o fósforo se apagou. As velas de Natal foram subindo, cada vez mais, e ela viu que eram estrelas cintilantes. Uma delas caiu, traçando um longo risco de fogo no céu.
– Deve ter morrido alguém – disse a pequena.
A velha avó, única pessoa que lhe quisera bem, mas que já estava morta, costumava dizer: “Quando uma estrela cai, sobe aos céus uma alma”.
ANDERSEN, Hans Christian. Contos de Andersen. Tradução de Guttorm Hanssen. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
A estrela cadente e a frase “Quando uma estrela cai, sobe aos céus uma alma”:
A
são uma premonição (visão antecipada, pressentimento) que a menina tem da morte da avó.
B
simbolizam, no conto, a curta duração da felicidade e das coisas boas da vida.
C
funcionam como índices da morte da menina, que ocorrerá no final do conto.
D
lembram à menina que ela está sozinha na vida, pois “a única pessoa que lhe quisera bem” já tinha morrido.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta: Alternativa C.
rttbfilho:
esta certo
Respondido por
10
Resposta:
Letra C
Explicação:
O significado simbólico da estrela cadente é explicitado pela frase da avó, no último parágrafo do fragmento. A menina pensa na “morte de alguém”, mas, no conto, a visão dessa estrela é um índice, ou antecipação simbólica, do desenlace trágico. A alma que vai subir ao céu é a da menina.
Alternativas incorretas:
a) A avó, como informa o narrador, “já estava morta”. Portanto a estrela não pode ser uma visão antecipada de sua morte.
b) Esse poderia ser o significado dos fósforos, mas não da estrela cadente, cujo significado simbólico está explícito no texto.
d) Essa interpretação não é sustentada pelo texto, que traduz explicitamente o significado simbólico da estrela cadente.
Perguntas interessantes
Artes,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás