No continente africano, existem muitas etnias separadas geograficamente pelo Deserto do Saara. Quais são as características que diferenciam os povos que vivem no Norte dos que residem no Sul desse continente?
Soluções para a tarefa
A África Mediterrânea, situada ao norte do deserto do Saara, é composta por apenas cinco países (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito), além do território do Saara Ocidental. Já a África Subsaariana, compreende toda a área localizada ao sul do Saara, correspondendo a mais de 75% do continente.
As nações que integram a África Mediterrânea são banhadas pelo Mar Mediterrâneo ou pelo Oceano Atlântico. Apresentam características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. O clima é desértico e a maioria dos habitantes é de origem árabe e seguidora do islamismo. Apesar de possuir problemas, essa porção do continente detém os melhores indicadores socioeconômicos da África.
Com população majoritariamente negra, a África Subsaariana apresenta grande diversidade cultural. A pluralidade religiosa é uma característica dessa porção continental, onde há cristãos, mulçumanos (principalmente na região do Sahel), judeus, além de várias crenças tradicionais. Os diversos grupos étnicos possuem dialetos, danças e costumes próprios, fato que contribui para a riqueza cultural da África. Porém, em alguns países, vários conflitos armados são desencadeados por diferentes grupos étnicos.
Resposta:
A divisão do continente africano pode ser compreendida de diversas formas. Uma delas, em decorrência da geografia local, estabelece a área influenciada pela expansão islâmica no século VII como África do Norte; já a parte ao sul, abaixo do Deserto do Saara, cuja diversidade cultural provém das milenares tribos africanas, é chamada de África Subsaariana.