Ed. Física, perguntado por fabriciopersonalfg, 5 meses atrás

No contexto esportivo, muitos fatores são relevantes para determinação do sucesso de um jogador de futebol e a exigência para a prática em alto nível competitivo é multifatorial, justifica a complexidade de predizer o desempenho esportivo de jovens atletas. Em esportes nos quais a composição corporal, potência e força são determinantes para o desempenho, indivíduos precocemente maturados tendem a ter mais vantagem sobre seus pares que apresentam maturação tardia, considerando a mesma idade cronológica (MALINA, 1998). Entre a fase da infância e da adolescência (9 – 16 anos), indivíduos em estado de maturação biológica avançada apresentam vantagens na composição corporal, massa isenta de gordura e em uma série de componentes físicos, como potência aeróbia, força, resistência e velocidade (MALINA et.al., 2009). Concomitantemente, sugere-se ainda que competições baseadas na idade cronológica que envolvam atletas jovens não só dão vantagem aos indivíduos precocemente maturados, mas também aqueles que nascem no início do ano competitivo, esse fenômeno é conhecido como “efeito da idade relativa”. Nesse sentido, partindo do princípio que comparação entre datas de nascimento que envolvem atletas jovens e profissionais de diversos esportes revelaram uma distribuição assimétrica, que favorece indivíduos nascidos no início do ano, como você minimizaria esse efeito no futebol e evitaria que grandes talentos abandonassem o esporte precocemente?

Soluções para a tarefa

Respondido por italoms10
6

Uma solução para esse problema poderia ser a criação de novas categorias baseadas nas idades dos participantes. Normalmente, as categorias são divididas em períodos de 2 em 2 anos, como por exemplo o sub-11, o sub-13 e o sub-15. Uma solução poderia ser dividir as categorias de forma que as crianças só jogassem com outras crianças da mesma idade.

Como funcionaria na prática?

As categorias poderiam ser divididas da seguinte maneira:

  • Sub-10
  • Sub-11
  • Sub-12
  • Sub-13

As categorias se sucederiam até o sub-20, e nesse momento poderia ocorrer a transição para o esporte profissional. Ao dividir as categorias dessa forma, seria possível diminuir as disparidades físicas entre as crianças. Vale ressaltar que as crianças que se destacassem e apresentassem um nível físico e técnico elevado poderiam jogar nas categorias de cima.

Aprenda mais sobre esportes para jovens aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31816321

#SPJ1

Anexos:

rodolfoteologo: gratidão
Respondido por danielmacielsilva
2

Resposta:

Poderia haver distribuição desses atletas pela idade e ano de nascimento levando em conta porte físico e maior facilidade no aprendizado e redistribuindo eles com outros atletas de mesma idade havendo assim um equiparação entre eles, colocando somente atletas de mesa idade na disputa.

Explicação:

fiz por minhas palavras então usem com um dica.

Perguntas interessantes