No Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o jogo diplomático é nitidamentedefinido por considerações imediatas de poder, em especial pelas tentafivas de manter congeladas ashegemonias herdadas da segunda metade do século XX. É preciso ter claro que a reforma do Conselho nãopode ser tratada apenas como questão técnica ou burocráfica, ou que diga respeito só às peculiaridadesonusianas: é, na verdade, uma proposta política profunda, com implicações não só para o que acontece emNova York, mas para a política internacional como um todo. Trata-se de um dos temas mais sensíveis da áreapolítica multilateral na agenda diplomática das mais ativas chancelarias, pois simboliza uma séria tentativa dereorganizar a ordem internacional.A respeito da reforma do Conselho de Segurança da ONU, avalie as asserções a seguir e a relação propostaentre elas.I. Com o surgimento de novas potências econômicas e a emergência de novos atores na agendade segurança colefiva internacional, o Conselho de Segurança da ONU passa por uma crise derepresentatividade em sua composição e métodos de trabalho, não exercendo satisfatoriamente, porisso, as funções que Ihe confere a Carta da ONU.PORQUEII. Apesar de o Conselho de Segurança não ser o órgão mais representativo da ONU, sua capacidade deadotar resoluções vinculantes a todos os Estados é uma prerrogativa de poder que o aproxima dosinteresses de seus membros permanentes.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.@‘ As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.O A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.@ A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.O As asserções I e II são proposições falsas.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A alternativa correta é a A – Apenas I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
A Organização das Nações Unidas surgiu no contexto pós Segunda Guerra Mundial, teoricamente com a função de evitar que um novo conflito das mesmas proporções ocorresse. A ONU foi criada em um contexto de hegemonia dos Estados Unidos e União Soviética, mas com a mudança dos paradigmas de poder mundial, mudanças são necessárias.
O Conselho de Segurança não é o órgão mais representativo da ONU, mas possui capacidade de adotar resoluções vinculantes aos Estados, que satisfaçam aos membros permanentes.
Perguntas interessantes